OUTROS SITES EM DESTAQUE RIO
Primeira Página

Mitos e Verdades

Mito: ADiabetes não é uma doença muito séria

Qual é a verdade? Se controlar a diabetes adequadamente, pode prevenir ou adiar as complicações.

Mito: Se está acima do peso ou é obeso, um dia vai desenvolver a Diabetes Tipo 2

Qual é a verdade? Estar acima do peso é, sim, um fator de risco para desenvolver a Diabetes Tipo 2, mas há outros, como a história familiar e a idade. Muitas pessoas acham que o sobrepeso é o único fator. Mas atenção: muitas pessoas magras ou com peso normal têm diabetes e muitas pessoas com sobrepeso nunca desenvolvem a doença.

Mito: É muito fácil saber se tem diabetes. Os sinais são claros

Qual é a verdade? A diabetes não tem sintomas claros. Algumas pessoas com pré-diabetes, por exemplo, podem apresentar mais sinais do que uma pessoa com diabetes. As complicações também não são iguais para todas as pessoas. É importante realizar exames de rotina, saber quais são os fatores de risco e procurar diagnóstico.

Mito: Comer muito açúcar causa diabetes

Qual é a verdade? A resposta não é tão simples. A Diabetes Tipo 1 é causada por fatores genéticos e outras causas ainda desconhecidas. A Diabetes Tipo 2 é causada por fatores genéticos e estilo de vida.

Mito: Pessoas com diabetes devem comer alimentos especiais para diabéticos

Qual é a verdade? Uma refeição saudável significa, geralmente, a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Com pouca gordura, principalmente saturada e trans; moderada em sal e açúcar; privilegiando cereais integrais, vegetais e frutas. Comida ‘dietética’, quase sempre, não oferece benefícios extras. Alguns desses produtos ainda contribuem para aumentar os níveis de glicose, geralmente são mais caros e podem até ter efeito laxante. A alimentação saudável é aquela indicada pela equipa multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, educadores terapêuticos, psicólogos, enfermeiros, etc.

Mito: Se tem diabetes, só deve comer pequenas quantidades de alimentos ricos em amido, como pão, batata e massas

Qual é a verdade? Depende. Alimentos ricos em amido podem fazer parte do planeamento de uma alimentação saudável, mas o tamanho da porção é a chave. Pães integrais, cereais, massa, arroz e vegetais como batatas, ervilha e milho podem ser incluídos nas refeições e petiscos. Tudo depende do controlo que faz – dependendo de como estão seus níveis de glicose no sangue, precisará comer mais ou menos carboidratos. Uma vez mais as consultas de dietética e nutrição são fundamentais para que essa tarefa se torna muito mais fácil e natural.

Mito: Pessoas com diabetes não podem comer doces ou chocolate

Qual é a verdade? Doces e chocolates podem ser consumidos por pessoas com diabetes, se estiverem dentro de um planeamento alimentar combinado com exercícios físicos. Há algum tempo que deixaram de ser proibidos. O busílis em relação aos doces e chocolates é que eles devem ser consumidos em pequenas porções e em ocasiões especiais, ou seja, nesses dias poderá fazer as refeições com opções mais saudáveis, permitindo a ingestão de doces. Outra dica importante é evitar saltar refeições.

Mito: Pessoas com diabetes estão mais propensa a ter gripes e outras doenças

Qual é a verdade? Não. Não há confirmação de que a pessoa com diabetes estará mais sujeito a gripes e constipações, mas é importante a prevenção. Pessoas com diabetes são aconselhadas a tomar vacinas contra a gripe porque a virose pode tornar a diabetes mais difícil de controlar e também porque, nesse grupo, a gripe pode evoluir mais frequentemente para complicações sérias.

Mito: Se tem Diabetes Tipo 2 e é comunicado pelo médico que deverá começar a tomar insulina, isso significa que fez mal o controlo
Qual é a verdade? Para a maioria das pessoas, a Diabetes Tipo 2 é uma doença progressiva. Assim que diagnosticadas, muitas pessoas conseguem manter seu nível de glicose normal apenas com o uso de medicamentos orais, planeamento alimentar e atividade física. Ao longo do tempo, no entanto, o organismo produz cada vez menos insulina. A medicação pode não ser suficiente para controlar a taxa de glicemia.

Mito: Frutas são ‘comida saudável’, então posso comer o quanto quiser

Qual é a verdade? Frutas são alimentos saudáveis. Elas contêm fibras, vitaminas e minerais. A segunda parte da frase, no entanto, tem como resposta: depende. Depende do tipo de fruta, das suas taxas de glicemia, das suas refeições e outros fatores. Por conter carboidratos, as frutas devem ser incluídas no planeamento alimentar e na contagem. Converse com sua dietista/nutricionista sobre a quantidade, a frequência e os tipos de frutas aconselhadas para o seu caso.

Mito: A Diabetes pode ser transmitida de uma pessoa para outra

Qual é a verdade? Não. A Diabetes não é contagiosa. As causas são genéticas e, no caso da Diabetes Tipo 2, associadas ao estilo de vida.

 Copyright © AEDMADA.com 2018

Desenvolvido por Optimeios